SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID), PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), ADICÇÃO, OU “CID 10 F19 – TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO ABUSO DE MÚLTIPLAS DROGAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS – SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA”, ESTÁ NA MESMA CATEGORIA QUE ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
CERCA DE UM SÉCULO ATRÁS, EM MEADOS DOS ANOS 20, DR. WILLIAM D. SILKWORTH, QUE ERA UM MÉDICO PLANTONISTA DE UM FAMOSO HOSPITAL QUE TRATAVA ALCÓOLICOS, NO CENTRAL PARK, EM NOVA YORK, AFIRMAVA QUE O PROBLEMA DAQUELAS PESSOAS COM O ÁLCOOL ERA MAIS QUE UM SIMPLES VÍCIO, MAS SIM UM A DOENÇA. UMA OBSESSÃO DA MENTE LIGADA A UMA ALERGIA DO CORPO. UMA ESCRAVIDÃO DO EGO E DA PRÓPRIA VONTADE. E ATRAVÉS DISSO, E DOS PRINCÍPIOS DOS GRUPOS OXFORD, ORIGINOU-SE A METODOLOGIA DOS DOZES PASSOS, QUE NADA MAIS É QUE O CORAÇÃO DE QUALQUER MÉTODO EFICAZ NO TRATAMENTO DE ADICÇÃO. INÚMERAS IRMANDADES ANÔNIMAS UTILIZAM DESTA METODOLOGIA. METODOLOGIA ESTA QUE FOCA EM SOLUÇÕES PARA ESSA CONDIÇÃO.
PARA NÓS, ENQUANTO INSTITUIÇÃO DE TRATAMENTO, OS TERMOS ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA SOAM UM TANTO LIMITADOS, QUANDO OLHAMOS PELO ÂNGULO DO QUE DEVE SER TRATADO EM UMA PESSOA COM ESSAS CONDIÇÕES. QUANDO FALAMOS DE ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ESTAMOS FALANDO DO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. E ISSO, EM NOSSA INTERPRETAÇÃO E EXPERIÊNCIA, APENAS ARRANHA A SUPERFÍCIE DO PROBLEMA.
É CLARO QUE SE OLHARMOS PARA AS CONSEQUÊNCIAS CAUSADAS PELO ABUSO DESSAS SUBSTÂNCIAS, SEJA NA PESSOA PORTADORA DESSA CONDIÇÃO, SEJA EM SEUS FAMILIARES, OU NAS PESSOAS PRÓXIMAS, FICA FÁCIL COLOCAR TODA A RESPONSABILIDADE NA SUBSTÂNCIA X, Y OU Z.
PORÉM, QUANDO ANALISAMOS PELA ÓTICA DO TRATAMENTO, DO QUE DEVE MUDAR NA VIDA DE UMA PESSOA QUE PERDEU O CONTROLE PARA O ÁLCOOL E/OU OUTRAS DROGAS, FOCAR APENAS EM CESSAR O USO/ABUSO, NÃO VAI TRAZER SOLUÇÃO ALGUMA. ALÉM DE TODAS AS CONSEQUÊNCIA VISÍVEIS POR TODOS, DECORRENTES DO USO/ABUSO, A VIDA DESSA PESSOA FOI AFETADA COMO UM TODO COM A PROGRESSÃO DA DOENÇA. SUA MANEIRA DE PENSAR, SENTIR, AGIR, SE COMPORTAR, E SE RELACIONAR COM O MUNDO A SUA VOLTA, SOFRERAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, E PARA PIOR. SEUS VALORES E PRINCÍPIOS FORAM PERDIDOS. O SENTIDO E PROPÓSITO DE VIDA, PARECEM TER DEIXADO DE EXISTIR.
ADICÇÃO É UMA DOENÇA MULTIFATORIAL – FÍSICA, MENTAL, ESPIRITUAL, E EMOCIONAL. DOENÇA ESTA QUE É PROGRESSIVA, INCURÁVEL, E PODE SER FATAL. DEIXAR DE USAR ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, NÃO IRÁ RESOLVER O PROBLEMA. ESTE É APENAS O INÍCIO DO PROCESSO, É UM REQUISITO DE SOBREVIVÊNICA.
APESAR DA ABSTINÊNCIA, A DOENÇA CONTINUARÁ PROGREDINDO, E É AÍ QUE ESTÁ O TRATAMENTO! O PROCESSO DE AUTO CONHECIMENTO, DE ENTENDER COMO AS ÁREAS AFETADAS (FÍSICO, MENTAL, ESPIRITUAL, EMOCIONAL) PODEM INFLUENCIAR NA VIDA, OFERECE A POSSIBILIDADE DE MELHORAR A VIDA COMO UM TODO, CADA ATITUDE, CADA TOMADA DE DECISÃO, DIA APÓS DIA, EVOLUINDO, CRESCENDO, E CUIDANDO DE SI MESMO E DAS PESSOAS AO REDOR.
TRATAMENTO DE ADICÇÃO, EM NOSSA INSTITUIÇÃO, CONSISTE EM APRENDER O QUE É A DOENÇA, COMO ELA AGIU E CONTINUARÁ AGINDO NA VIDA, ADQUIRIR FERRAMENTAR PARA O TRATAMENTO CONSTANTE, TRAÇAR PLANOS E OBJETIVOS FUTUROS, E ESTABELECER UMA ROTINA QUE IRÁ CONDUZIR A REALIZÃO DESTES.
PORTANTO, ADMITIR SER UM ADICTO, ACEITAR ESSA CONDIÇÃO, É MUITO MAIS DO QUE SIMPLESMENTE NÃO FAZER MAIS USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DORGAS. É TORNAR-SE A SUA MELHOR VERSÃO, E VIVER UMA VIDA INIMAGINÁVEL DE RECUPERAÇÃO!