A execução do programa de recuperação determina uma mudança nas crenças, na forma e os meios de se olhar para vida, na visão de mundo e nas atitudes perante a vida, por alterar e expandir a compreensão, exigindo uma autoanálise honesta, pois reconhecer é um pré-requisito para qualquer mudança.
Os sentimentos (doença espiritual e emocional) que, através da compulsão, evita-se dar a devida atenção, eram temporariamente modificados pelas drogas, enquanto o adicto ficava isolado de seu real sentimento atual.
No processo espiritual de recuperação, o indivíduo encontra sentido para sua vida, não só no sentido transcendental da palavra, mas também de uma forma mais prática, em como cada um alimenta seu espírito no dia a dia, através de princípios espirituais como honestidade, boa vontade, humildade, amor ao próximo, etc, e em como a troca de energia com os outros acontece.
Assim, a espiritualidade influencia na forma como os adictos podem lidar com as adversidades, com as experiências de dor e sofrimento, no que é visto como um problema e perceber o significado dos sintomas.
O programa de recuperação espiritual ajuda a transformar e responde à necessidade humana de dar-se um sentido à vida. Neste aspecto, não se restringe aos adictos e pode ser útil e benéfico a qualquer ser humano numa busca espiritual.