NEGAÇÃO É UM ESTADO DE PROTEÇÃO (OU ARMA) DO SER HUMANO, QUE SURGE SEMPRE EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM DOR, PERDA, E EXIGAM MUDANÇA. E PODEM OCORRER A PESSOA ENVOLVIDA COM O PROBLEMA, OU COM AS PESSOAS PRÓXIMAS A ELA, QUE NÃO QUEREM ACREDITAR NA DURA REALIDADE.
NEGAÇÃO ACONTECE ANTES QUE ESSAS SITUAÇÕES SEJAM ACEITAS, PLENAMENTE, PELA PESSOA.
UMA PESSOA EM NEGAÇÃO NÃO ESTÁ SIMPLESMENTE TENTANDO ENGANAR OS OUTROS. ESTÁ ENGANANDO A SI MESMA. ELA SE TORNA INCAPAZ DE PERCEBER A REALIDADE, MUITAS VEZES PORQUE A ACEITAÇÃO DESSA REALIDADE É EXTREMAMENTE DIFÍCIL.
EM MOMENTOS DE STRESS, FECHAMOS A NOSSA CONSCIÊNCIA EMOCIONALMENTE, POR VEZES INTELECTUALMENTE, E EM CERTAS OCASIÕES FISICAMENTE. UM MECANISMO EMBUTIDO EM NÓS, FUNCIONA COMO UMA CERCA QUE SEPARA AS INFORMAÇÕES, E QUE NOS EVITA UMA SOBRECARGA DE NOVIDADES DEVASTADORAS.
A NEGAÇÃO É UMA DEFESA CONSCIENTE OU INCONSCIENTE QUE TODOS NÓS USAMOS PARA EVITAR, REDUZIR OU PREVENIR A ANSIEDADE QUANDO SOMO AMEAÇADOS. USAMOS A NEGAÇÃO PARA FECHAR A NOSSA CONSCIÊNCIA DE COISAS QUE SERIAM DOLOROSAS DEMAIS PARA SABERMOS. QUANDO A USAMOS, ENTRAMOS EM CURTO CIRCUITO, FICAMOS ENTORPECIDOS. A PESSOA QUE ESTÁ EM NEGAÇÃO PODE COMEÇAR A MENTIR, RECUSANDO-SE A ADMITIR A VERDADE DE ALGUMA COISA, E FAZENDO UM TREMENDO ESFORÇO MENTAL PARA TRANSFORMAR ALGO DE ILÓGICO EM LÓGICO, DEFENDENDO ISSO COM TODA SUA ENERGIA.
PODEMOS NEGAR SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, ACONTECIMENTOS, MUDANÇAS, SITUAÇÕES, PROBLEMAS, DOENÇAS E ATÉ MESMO A MORTE. NEGAMOS O TANGÍVEL E O INTANGÍVEL, MAS O QUE NORMALMENTE NEGAMOS SÃO AS PERDAS.
AS PESSOAS PERDEM AMOR, PESSOAS AMADAS, AUTOESTIMA, FÉ EM DEUS, CONFIANÇA, SONHOS, TRABALHO, SAÚDE, DINHEIRO, POSSES, INDEPENDÊNCIA, ETC.
ELIZABETH KUBLER-ROSS, PSIQUIATRA SUECA QUE ESCREVEU O LIVRO ON DEATH AND DYING, OBSERVOU E DOCUMENTOU PELA PRIMEIRA VEZ ESTE PROCESSO DE CINCO FASES DA NEGAÇÃO A ACEITAÇÃO, PROCESSO DE DOR E LUTO, ADEQUANDO DO SEU TRABALHO COM DOENTES TERMINAIS NO HOSPITAL. ELA IDENTIFICOU-O PELA MANEIRA COMO A MAIORIA DOS DOENTES TERMINAIS REAGE E CHEGA À ACEITAÇÃO DA SUA MORTE PREVISTA. EM ANOS PASSADOS, MUITOS PROFISSIONAIS VIRAM COMO AS PESSOAS ATRAVESSAM ESTAS FASES A CAMINHO DA ACEITAÇÃO DAS SUAS PERDAS.
NÓS ACREDITAMOS QUE ESTE PROCESSO DE DOR/LUTO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO A RECUPERAÇÃO DE DOENÇAS COMPULSIVAS COMO A ADICÇÃO (DEPENDÊNCIA QUÍMICA/ALCOOLISMO), COMO A BULIMIA, COMO OS PROBLEMAS DE JOGO, ETC, DADO QUE ESTAS DOENÇAS PRODUZEM TANTAS PERDAS. PODEMOS NOS VER ATRAVESSANDO ESTAS FASES, COM DIFERENTES VELOCIDADES E NÍVEIS DE EMOÇÃO.
SÃO OS CINCO ESTÁGIOS:
- NEGAÇÃO
- RAIVA
- NEGOCIAÇÃO
- DEPRESSÃO OU LUTO
- ACEITAÇÃO
O TEMPO QUE O ESTÁGIO DE NEGAÇÃO LEVARÁ PARA SE TRANSOFORMAR EM ACEITAÇÃO, TRANSITANDO POR ESSAS CINCO FASES, VARIA DE ACORDO COM:
- SITUAÇÃO DE DOR, PERDA OU MUDANÇA (MESMO UMA MUDANÇA DESEJADA, POIS QUALQUER MUDANÇA EXIGE ABRIR MÃO DE ALGO).
- HABILIDADE E CONHECIMENTO DA PESSOA EM LIDAR E SOLUCIONAR ESSAS SITUAÇÕES, BASEADO EM EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DE SUCESSO (PRÁTICA FREQUENTE NO PROCESSO DE TRATAMENTO)
- TEMPO DE DEUS. SIM, O TEMPO DE DEUS, POIS ALGUMAS COISAS SÓ CHEGARÃO A ACEITAÇÃO PROFUNDA (AQUELA QUE É FEITA COM O CORAÇÃO, E NÃO SIMPLESMENTE COM A INTELECTUALIDADE), NO TEMPO DE DEUS. IMPORTANTE RESSALTAR QUE DEUS SE MANIFESTA EM NOSSAS AÇÕES, E NA BUSCA POR AJUDAR E SER AJUDADO.
QUANDO OS ADICTOS NEGAM SUA DOENÇA, PODEM CONTINUAR A USAR ATÉ A MORTE, PRISÃO, OU DESENVOLVER TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS E OUTRAS COMORBIDADES. OS FAMILIARES QUE CONTINUAM NEGANDO A REALIDADE DE SEU ENTE QUERIDO, CONTINUAM SOFRENDO E TENTANDO “TAMPAR O SOL COM A PENEIRA”, ENQUANTO ESTIVEREM EM NEGAÇÃO. CONTINUAM VIVENDO AS FASES DE DOR E LUTO CADA VEZ MAIS INTENSAMENTE, ATÉ QUE CONSIGAM DECIDIR POR PROCURAR AJUDA.
AS PESSOAS QUE NEGAM A REALIDADE NÃO ESTÃO ADMITINDO E NEM RESOLVENDO O PROBLEMA, POR SIMPLESMENTE FINGIR QUE ELE NÃO EXISTE. ESTÃO ELIMINANDO A POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PARA UM ADICTO, O PROBLEMA DA NEGAÇÃO NÃO IRÁ OCORRER APENAS NO INÍCIO, QUANDO DEVE PROCURAR AJUDA, E DIZ QUE NÃO PRECISA, POIS NÃO TEM PROBLEMA COM DROGAS NEM COM NENHUM COMPORTAMENTO COMPULSIVO. IRÁ OCORRER TAMBÉM POR MUITAS FASES DO TRATAMENTO, APÓS A ACEITAÇÃO INICIAL DE PROCURAR AJUDA.
O PROCESSO DO TRATAMENTO ENVOLVE, EM SEU CERNE, O AUTO CONHECIMENTO, E ESTE ENVOLVE TODAS AS SITUAÇÕES, ESTÁGIOS, E TEMPOS DO PROCESSO DE NEGAÇÃO.
HÁ MUITAS COISAS QUE O PACIENTE PRECISA ACEITAR DURANTE O TRATAMENTO. SEU PASSADO E CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DO USO/ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (E OUTRAS COMPULSIVIDADES E DESEQUILÍBRIOS COMPORTAMENTAIS), A NECESSIDADE DE ABRIR MÃO DE DEFEITOS DE CARÁTER QUE SE TORNARAM HÁBITOS NATURAIS, ALGUMAS VONTADES PRÓPRIAS QUE IRÃO CONTRA A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS, ALGUMAS CRENÇAS IRREAIS SOBRE SI MESMO E SUA VIDA, DENTRE DIVERSAS OUTRAS COISAS.
POR ISSO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE A HABILIDADE DA EQUIPE PARA CONDUZIR O PACIENTE NESSES MOMENTOS, E MANEJAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL AS VARIÁVES DESSE PROCESSO.
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA PARA UM ADICTO OU PARA UM FAMILIAR, ACEITAR A REALIDADE QUE A VIDA SE TORNOU, PROCURAR POR AJUDA É A ÚNICA ALTERNATIVA, E É O QUE POSSIBILITA QUE A ACEITAÇÃO PLENA (AQUELA QUE É FEITA COM O CORAÇÃO) ACONTEÇA, FASE EM QUE ALÉM DE TODAS AS FERRAMENTAS TEREM SIDO ADQUIRIDAS DURANTE O TRATAMENTO, E PRATICADAS A PONTO DE SE TORNAREM HÁBITO, UMA NOVA VIDA JÁ ESTARÁ SENDO CONSTRUÍDA E SE TORNANDO SUA NOVA REALIDADE.
LIVRAR-SE DA NEGAÇÃO E ENCONTRAR A ACEITAÇÃO, PERMITE NÃO SÓ QUE MUDANÇAS POSITIVAS ACONTEÇAM, MAS FAZ COM QUE A VIDA TORNE-SE CADA VEZ MAIS SATISFATÓRIA PARA O ADICTO E SEUS FAMILIARES.
NÓS DA SOBRIAMENTE ESTAMOS AQUI PARA TE AJUDAR A ENCONTRAR A SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA, MOSTRANDO QUE A REALIDADE DE UM ADICTO EM RECUPERAÇÃO É UMA VIDA INIMAGINÁVEL DE SER VIVIDA, QUE NÃO TEM LIMITES DE MELHORA E CRESCIMENTO (PESSOAL, PROFISSIONAL, EMOCIONAL, E ESPIRITUAL), DESDE QUE ACEITE SUA ATUAL CONDIÇÃO, E PERMITA-SE A FAZER O QUE FOR NECESSÁRIO PARA ENCONTRAR A MUDANÇA.
PORTANTO, SEJA VOCÊ UM ADICTO OU UM FAMILIAR, QUE SEMPRE ACREDITOU QUE ISSO NUNCA IRA ACONTECER COM VOCÊ, SAIBA QUE PROCURAR POR AJUDA ESPECIALIZADA NÃO É NENHUMA VERGONHA. É UM ATO DE GRANDEZA! CONTE CONOSCO!