Pacientes com comorbidade Psiquiátrica.
Adultos com transtorno mental por uso de substâncias fumam mais do que aqueles que não apresentam tais transtornos e morrem cerca de cinco anos antes, muitos por causa relacionada ao tabaco, sendo as mais frequentes problemas cardíacos, câncer e doenças pulmonares. Usuários de drogas que fumam são quatro vezes mais propensos a morrer de fora prematura do que aqueles que não fumam.
Outra questão importante é que, embora a prevalência de tabagismo tenha diminuído nos últimos anos na população em geral, o mesmo não é observado entre pacientes com transtornos mentais estão associados com tabagismo pesado, maior grau de dependência de nicotina, aumento dos sintomas de abstinência e menores taxas de abstinência.
Embora abster-se do tabaco possa ser difícil para essa população, um dos fatores que certamente influencia esse fato é o desconhecimento, por parte de muitos profissionais de saúde mental, do tema e dos mitos associados a ele. Acredita-se que pacientes com transtorno mental e por uso de substâncias não tenham interesse em deixar de fumar ou não sejam capazes de fazê-lo.
Outra cença comum é a de que o tabaco não é prejudicial como outras substâncias e de que abster-se de seu uso pode prejudicar a abstinência de outras drogas. Muitos profissionais infelizmente ainda acreditam que o uso de tabaco e necessário como automeditação e que o estresse da abstinência pode ser prejudicial.
Entretanto com o suporte apropriado, intervenções para cessação do tabagismo podem e devem fazer parte do tratamento de saúde mental.
As principais estratégias que devem ser implementadas nessa área são:
Clínicas de saúde mental devem ser ambientes livres de tabaco, e isso deve estender-se aos funcionários, que devem ser proibidos de fumar.
- Os profissionais de saúde mental devem perguntar a todos os pacientes sobre seus hábitos de fumar e seu desejo de abster-se.
- A prática de usar cigarros como recompensa deve ser descontinuada, e os profissionais de saúde mental não deve fumar junto com os pacientes.
- Deve ser oferecido maior suporte, incluindo aconselhamento intensivo, tratamento farmacológico por um tempo maior ou combinado de follow-up.